A relação entre o funcionamento do cérebro e o comportamento humano em somatória aos aspectos emocionais envolvidos. A Neuropsicologia pode contribuir para o aumento de desempenho cognitivo e desenvolvimento socioemocional.
No papel de avaliador, o neuropsicólogo é um investigador que tem a função de responder a questões sobre função cognitiva e comportamental dos seus pacientes.
Durante a terapia, o neuropsicólogo tem a função de estimular, habilitar ou reabilitar módulos cognitivos deficitários por ação de comprometimentos adquiridos ou como resultados do desenvolvimento patológico do sistema nervoso.
Variando de acordo com as demandas apresentadas pelos pacientes, são utilizados instrumentos e testes específicos, além da análise clínica do profissional e informações coletadas por ele em entrevistas com familiares e cuidadores e por observação na interação com o paciente.
Em caso de suspeita de transtornos de desenvolvimento e aprendizagem;
Exemplos: dislexia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. altas habilidades, deficiência intelectual, e outros.
Em casos de suspeita de demências;
Exemplos: Alzheimer, Parkinson, transtorno cognitivo leve.
Em casos de lesões adquiridas;
Exemplos: traumatismo cranioencefálico/TCE, AVC.
E outros, como o de pacientes com epilepsia, com perda de habilidades motoras, perda de habilidades específicas como: memória ou dificuldade de concentração ou em casos de diagnóstico para quadros diferenciais (depressão, ansiedade, etc).
Clínica Sollievo Copyright © 2022 – Todos os direitos reservados
Feito com ❤ por DigitalAZ